sábado, 16 de abril de 2011

O cotidiano

Geralmente,não se costuma dar muita importância às coisas feitas todos os dias.Cuidar dos filhos,ir ao trabalho,preparar a comida.
Mas essas atividades repetitivas são muito significativas.São elas que costuram nossas vidas, constituindo-se como a nossa identidade, como a base para nossas tradições, pensamentos e transformações.
Assim, varias pessoas se identificam pela maneira unica de desenvolver aquilo que se faz todos os dias.Os hábitos cotidianos são nossa cultura e expressões.É enriquecedor  saber o que faziam os antepassados e o que fazem os contemporâneos de outros lugares em todas suas partes sociais e culturais.Assim é possível compreender melhor a si mesmo e aprender a respeitar cada vez mais as nossas semelhanças e diferenças.
A psicopedagogia  sempre prestou atenção ao cotidiano das pessoas, em várias épocas e regiões,porque é nas pequenas coisas que está o que cada ser humano tem de particular e de belo,de interessante e misterioso.
E disso a psicopedagogia extrai significados novos e os representa para o mundo,para que todos se apercebam de suas próprias vidas e a valorizem mais e melhor.Pela palavra ou pela imagem ,retira novidade e grandeza do cotidiano.Ela a registra ,tira do seu contexto habitual e faz com que as pessoas vejam suas próprias vidas com outros olhos.Ninguém vive,felizmente, só de grandes acontecimentos.

Nenhum comentário: